Contraste Alto contraste [Alt + C]
Ir para o conteúdo [Alt + 1]
Ir para o menu [Alt + 2]
Ir para o rodapé [Alt + 3]
TELEFONE (32) 3573-1753
EMAIL cmpirauba@yahoo.com.br
Indicação 006-2020- IVO FLÁVIO CABRAL DE ALMEIDA
DATA CRIAÇÃO: 09-03-2020

INDICAÇÃO Nº 006 /2020

 

 

Piraúba, MG, 09 de março de 2020.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

 

 

O Vereador que esta subscreve, com amparo no Regimento Interno, após ouvido o plenário, se aprovado, indica a seguinte medida de interesse público, a ser encaminhada ao Chefe do Poder Executivo para que dentro das possibilidades seja tomada a seguinte providência:

 

- Solicita ao Poder Executivo que seja instituída rapidamente campanha educativa de combate a proliferação de caramujos africanos, bem como que seja feito um estudo sobre a viabilidade de disponibilizar para a população meios, tais como veneno, para combater os caramujos nas residências, praças e ruas.

 



JUSTIFICATIVA

 

A presente indicação tem o objetivo atender à solicitação dos moradores de Piraúba- MG que me procuraram preocupados com os caramujos africanos que estão se proliferando na Cidade de Piraúba- MG. E sabe-se que este caramujo é um molusco grande, terrestre, nativo do Leste e Nordeste da África e que chega a atingir, quando adulto, mais de 200 gramas de peso. “A simples manipulação desses moluscos vivos pode causar contaminação, pois dois tipos de micro-organismos perigosos são encontrados em sua secreção. O Ministério da Saúde tem recomendado que as ações de combate ao Caramujo Africano sejam executadas apenas por adultos, devidamente protegidos. Crianças não devem manipular os moluscos uma vez que as doenças podem ser transmitidas facilmente.

Um dos micro-organismos causador de doenças é o Angiostrongytus costaricensis, que resulta na angiostrongilíase abdominal, doença que pode resultar em morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal. Os sintomas são dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômito. O outro é o Angiostrongylos cantonensis, causador da angiostrongilíase meningoencefálica humana, que tem como sintomas dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso.

Embora essas doenças não tenham ocorrência registrada em território brasileiro o Ministério da Saúde prescreve uma série de ações, no combate ao Caramujo Africano, que devem ser executadas como medida de prevenção.

 

Portanto, necessário faz-se a indicação, para que o Executivo possa orientar a população de Piraúba- MG e estude uma forma de ajudar no sentido da prevenção e combate ao caramujo africano.

São essas as razões que me leva a submeter está indicação à apreciação desta Casa Legislativa, na expectativa de que seja discutido e aprovado conforme a devida forma regimental.

 

Sala das Sessões, 09 de março de 2020.

 

IVO FLÁVIO CABRAL DE ALMEIDA

Vereador

 

 

 

Voltar
Voltar ao topo