- PRAÇA GUARURAMA Nº137, 2º ANDAR - CENTRO
- DE SEGUNDA A SEXTA - DE 12:00 HORAS ÀS 18:00 HORAS
- (32) 3573-1753
Piraúba faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população é 10.866 habitantes (2010). João Antonio de Lemos Duarte Silva, nascido em Portugal, veio para o Brasil com seu tio José Antônio de Lemos Duarte Silva. Militar, com posto de Capitão, foi transferido, para cidade de Pomba, hoje Rio Pomba.Hábil negociante, conseguiu reunir finanças e adquiriu terras, dentre elas, a Fazenda Bom Jardim em 1866. Na localidade, formou-se povoado que deu origem a Vila de São Sebastião, hoje cidade de Piraúba.
Em 1886, foi inaugurada a Estrada de Ferro Leopoldina, que trouxe desenvolvimento à região. No ano de 1890 Piraúba foi elevado a distrito do município de Rio Pomba, do qual se emancipou em 12 de dezembro de 1953. Piraúba Os primitivos habitantes da região foram os Coropós e Coroatos, cujos aldeamentos eram às margens dos rios que cortam a região. Sendo índios já meio catequizados, não hostilizaram os primeiros desbravadores que por lá apareceram. Cuidavam eles da lavoura e não há vestígios, na região, de sua colonização. Os desbravadores da região, aventureiros que se internavam pelos sertãoes à cata de terras para cultivar e povoar, que aqui chegaram entre 1830 e 1850, e entre eles contam Mota Vicente Pires, João Antônio Lemos, Domiciano José Vital Pedro Coelho, Inácio Pereira Pontes e outros, dedicaram-se à agricultura, empregando meios rudimentares. Na região doada pelo português João Antônio de Lemos, proprietário da Fazenda Bom Jardim, em 1854, ergue-se hoje a cidade de Piraúba, de início chamada Bom Jardim.
No ano de 1886, inaugurava-se a Estrada de Ferro Leopoldina que por aqui passava. O impulso foi grande. Surgiram as primeiras casas construídas de acordo com o traçado do engenheiro Dr. Nominato de Souza Lima. A abundância de caça atraiu outras pessoas que aqui fixaram residências. O arraial tomou o nome de Piraúba. No mesmo lugar onde em 1887 se rezou a primeira missa, ergue-se hoje a Igreja, bela e majestosa, graças ao zelo do cônego Ibrahim Gomes Caputo, pároco da cidade, ao qual, pelo seu dinamismo e espírito progressista, muito deve Piraúba. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Piraúba, pela lei estadual n°. 89, de 04-06-1890, e lei estadual n°. 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Pomba., é criado o distrito de São José da Barra e anexado ao município de Passos.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Piraúba, figura no município de Pomba. Assim permanecendo em divisãoes territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pela Lei n°. 336, de 27-12-1948, o município de Pomba teve sua denominação alterada para Rio Pomba. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Piraúba, figura no município de Rio Pomba (ex-Pomba). Elevado à categoria de município com a denominação de Piraúba, pela Lei n°. 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Rio Pomba. Sede no antigo distrito de Piraúba. Constituído di distrito sede.
Instalado em 01-01-1954. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Fonte: IBGE
Hino Cívico de Piraúba
Desde o teu despertar para história
Quando um dia te viram nascer
És presença em nossa memória
És orgulho de nosso viver
Tão singela no seio de Minas
“Bom Jardim” te chamou o passado
é dos Índios herança que estimas
O teu símbolo, um “Peixe Dourado”
De teu solo querido és brandura
Do presente és valor sem igual
Serás eterna em nossas juras
Em nós “Piraúba” serás imortal
Teu “Cruzeiro” no alto ilumina
A teu povo fiel lutador
E a teu visitante fascina
Com imponente e altivo esplendor
Que tu sejas abençoada
Que te guarde o progresso e serás
Para sempre em tua jornada
Razão de trabalho, justiça e paz
De teu solo querido és brandura
Do presente és valor sem igual
Serás eterna e nossas juras
Em nós “Piraúba” serás imortal
Autores: Gérson Retondaro Demolinari e Rogério Gravina Roque